Livro didático Porta Aberta; Língua Portuguesa; de Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança; 4ª série.
Cada componente do grupo deverá copiar um parágrafo do texto abaixo, substituindo os numerais pelos verbos correspondentes.
Um menino de nove anos encontrou na rua uma caixa de papelão com três gatinhos recém- nascidos. Eles (1)___________,bem fraquinho, quase sem força. (2)__________ com fome e (3) ___________ de frio.
Ao chegar em casa, o salvador dos gatos, (4)____________ a caixa do pai. (5 ) _____________que ele não ( 6 ) ____________os filhotes ficar. O pai ( 7 ) ____________ , ( 8 ) ______________ cara de reprovação, mas ( 9 ) concordando.
No começo a cadela Zoinha não foi (10) ___________ nada com a presença dos gatos. Ela (11) ____________ muito e até (12 ) ____________os dentes. A família já (13 ) _____________ nervosa com tantos latidos e miados. até que, de repente, tudo ficou em silêncio. O menino e seus pais foram até a varanda e ( 14 ) ______________uma cena inesperada: os flilhotes ( 15 ) ______________mamando com sofriguidão nas tetas de Zoinha.
Sugestão de respostas: 1-miavam, 2-Estavam, 3-tremiam, 4-escondeu, 5- Temia , 6-deixasse, 7-zangou, 8-fez, 9-acabou, 10-gostou, 11-latia, 12-mostrava, 13-estava, 14-presenciaram ou testemunharam, 15- estavam.
Este blog foi criado para professores de 4º e 5ºano que encontram dificuldades para achar atividades. Tudo é copiado , nada criado. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos.
Pesquisar este blog
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Cidadania
Extraído da Coletânea de Cidadania : volumes 1,2 e 3 da Editora Alvart.
Documentos e Leis do Cidadão;
Órgãos Públicos a Serviço do Cidadão;
Cidadão e Escola Direitos e Responsabilidades.
Foi distribuido um livro para cada criança fazer leitura com a sua família. após término do prazo para esta tarefa foi realizada a leitura , debate e reflexão em sala de aula. Precisamos exercer nossa cidadania, mas primeiramente necessitamos conhecer nossos direitos e principalmente nossos DEVERES como filho, aluno, cidadão. Cidadania é participar, opinar, dar sugestões, fiscalizar e reclamar. No Diário catarinense de Domingo dia 15 de novembro; o texto de Natália Viana descreve que devemos refletir sobre nossos pequenos gestos do cotidiano pois podemos estar estimulando a CORRUPÇÃO, não respeitando o direito das outras pessoas. Velhos hábitos de colocar o interesse pessoal a frente do coletivo como:ficar com o troco a mais dado pelo caixa; furar fila; copiar pela internet o trabalho de outra pessoa, estacionar em vagas de deficientes, furar o sinal vermelho, trocar a etiqueta de preço, colar em provas e consumir produtos dentro do supermercado e não pagar (...) são ações praticadas sobre o pretexto que uma vez não faz mal. Dircursamos que defendemos o meio ambiente, mas quando alguém nos aponta pequenas ações, por nós praticadas, pela qual estamos contribuindo para a degradação deste meio, achamos que o dano ao meio ambiente nem será tão grande assim. Chegamos a conclusão com os alunos da 4ª série que é fácil falar difícil é fazer.
Documentos e Leis do Cidadão;
Órgãos Públicos a Serviço do Cidadão;
Cidadão e Escola Direitos e Responsabilidades.
Foi distribuido um livro para cada criança fazer leitura com a sua família. após término do prazo para esta tarefa foi realizada a leitura , debate e reflexão em sala de aula. Precisamos exercer nossa cidadania, mas primeiramente necessitamos conhecer nossos direitos e principalmente nossos DEVERES como filho, aluno, cidadão. Cidadania é participar, opinar, dar sugestões, fiscalizar e reclamar. No Diário catarinense de Domingo dia 15 de novembro; o texto de Natália Viana descreve que devemos refletir sobre nossos pequenos gestos do cotidiano pois podemos estar estimulando a CORRUPÇÃO, não respeitando o direito das outras pessoas. Velhos hábitos de colocar o interesse pessoal a frente do coletivo como:ficar com o troco a mais dado pelo caixa; furar fila; copiar pela internet o trabalho de outra pessoa, estacionar em vagas de deficientes, furar o sinal vermelho, trocar a etiqueta de preço, colar em provas e consumir produtos dentro do supermercado e não pagar (...) são ações praticadas sobre o pretexto que uma vez não faz mal. Dircursamos que defendemos o meio ambiente, mas quando alguém nos aponta pequenas ações, por nós praticadas, pela qual estamos contribuindo para a degradação deste meio, achamos que o dano ao meio ambiente nem será tão grande assim. Chegamos a conclusão com os alunos da 4ª série que é fácil falar difícil é fazer.
domingo, 15 de novembro de 2009
SÍMBOLOS DE SANTA CATARINA
Para ter acesso clique no link:
http://www.sc.gov.br/conteudo/governo/paginas/santacatarinaarmas.htm
Tem tudo que precisamos estudar. Boa sorte!!!!
http://www.sc.gov.br/conteudo/governo/paginas/santacatarinaarmas.htm
Tem tudo que precisamos estudar. Boa sorte!!!!
15 de novembro
Recitada pelos alunos da 4ª série, no momento da poesia, trabalho de sala de aula que foi apresentada num momento cultural da escola:
AS CORES DO BRASIL
POETISA: SILVIA SANTOS ALVARES
POETISA: SILVIA SANTOS ALVARES
VERDE É A COR DO CAPIM, DO CAMPO DE FUTEBOL, DO GRAMDO DO JARDIM.
E É A COR MAIS USADA EM TODA A NATUREZA.
RELVAS VERDES, VERDES MATAS. VERDES LAGOS, VERDES MARES.
DE VERDE COBREM-SE OS VALES, OS CAMPOS E AS COLINAS, OS PARQUES
E OS BAMBUZAIS, E AS HORTAS DOS QUINTAIS.
AZUL É A COR DOS OLHOS
ZOMBETEIROS, SONHADORES.
UM AZUL DA COR DO CÉU,
LEVADOS, DOMINADORES.
ANIL É A COR QUE OS POETAS
NUNCA DEIXAM DE RIMAR
INCLUINDO NOS SEUS VERSOS:
LINDO É O CÉU DE ANIL, DESTE BRASIL VARONIL.
AMARELO É A COR DO OURO,
METAL MAIS LINDO NÃO HÁ. AMARELA É
A COR DA ESPIGA, DA GEMA DO OVO, CRUA OU COZIDA, DO
REDONDO GIRASSOL E DAS ACÁCIAS FLORIDAS.
E A LUZ QUE A TUDO ILUMINA,
LUZ DE VELA PEQUENINA, LUZ DA LÂMPADA OU FAROL
OU A LUZ PRÓPRIA DO SOL.
BRANCO É A COR DA LUA E DAS NUVENS QUE
REALÇA O TOM DO CÉU,
A ORDEM, A PAZ E O PROGRESSO,
NA BANDEIRA FAZ SUCESSO.
COLORINDO TODA A NATUREZA EXUBERANTE
OURO, VERDE, BRANCO E ANIL.
ASSIM PODEMOS DEFINIR NOSSO AMADO BRASIL.
E É A COR MAIS USADA EM TODA A NATUREZA.
RELVAS VERDES, VERDES MATAS. VERDES LAGOS, VERDES MARES.
DE VERDE COBREM-SE OS VALES, OS CAMPOS E AS COLINAS, OS PARQUES
E OS BAMBUZAIS, E AS HORTAS DOS QUINTAIS.
AZUL É A COR DOS OLHOS
ZOMBETEIROS, SONHADORES.
UM AZUL DA COR DO CÉU,
LEVADOS, DOMINADORES.
ANIL É A COR QUE OS POETAS
NUNCA DEIXAM DE RIMAR
INCLUINDO NOS SEUS VERSOS:
LINDO É O CÉU DE ANIL, DESTE BRASIL VARONIL.
AMARELO É A COR DO OURO,
METAL MAIS LINDO NÃO HÁ. AMARELA É
A COR DA ESPIGA, DA GEMA DO OVO, CRUA OU COZIDA, DO
REDONDO GIRASSOL E DAS ACÁCIAS FLORIDAS.
E A LUZ QUE A TUDO ILUMINA,
LUZ DE VELA PEQUENINA, LUZ DA LÂMPADA OU FAROL
OU A LUZ PRÓPRIA DO SOL.
BRANCO É A COR DA LUA E DAS NUVENS QUE
REALÇA O TOM DO CÉU,
A ORDEM, A PAZ E O PROGRESSO,
NA BANDEIRA FAZ SUCESSO.
COLORINDO TODA A NATUREZA EXUBERANTE
OURO, VERDE, BRANCO E ANIL.
ASSIM PODEMOS DEFINIR NOSSO AMADO BRASIL.
Assinar:
Postagens (Atom)