Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Conhecimentos Gerais é com o 3º ano

As crianças estão elaborando as atividades em forma do jogo de dominó e discutindo-as entre si. É o dominó interativo chegando.
Aguardem...

OBA!!! È DIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Os alunos da 1º e 2º ano leem e depois contam a história para seus colegas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

LER, MUITO PRAZER III

Todo leitor deve encarar o texto como um MISTÉRIO a ser desvendado , para que a leitura seja despertada. A leitura pode nos levar a qualquer lugar: passado ou futuro; matemática ou geografia... Penso que a leitura nos leva ao mundo melhor.

Para pensar melhor use: indicação, calculo e resposta.
1- Num cinema há 350 lugares e 175 estão ocupados. Quantos lugares estão ocupados?

2- A mãe de Caio comprou 325 salgadinhos para a festa de aniversário dele. Sobraram 38. Quantos salgadinhos foram consumidos?

3- Na papelaria havia 956 canetas. Foram vendidas 575. Quantas canetas restaram?

4- Sandro e Felipe estão comparando suas alturas.Sandro tem 195 centímetros de altura e Felipe tem 177 centímetros. Qual é a diferença de altura entre eles?

5- Beto e Junior resolveram juntar suas coleções de selos. Beto tinha 113 selos e Junior 129. Quantos selos têm a nova coleção?

6- Numa fazenda foram colhidos 278 melões pela manhã e 147 à tarde. Quantos melões foram colhidos no dia todo?

Reestruturação do texto

A reescrita do texto é permitida pelo aluno da sala. Começamos distribuindo um xerox do texto original, a partir daí organizamos o conteúdo estudado na disciplina da língua portuguesa. As vezes é ortografia, outras sequência lógica dos fatos, parágrafos, completar na escrita o que faltou já que os coleguinhas não entenderam a frase, a pontuação necessária, letra legível, e leitura após término do trabalho. Nesta etapa entra também o uso do dicionário.

Olha nossa realidade aí, professores!


Recebi esta mensagem no e - mail, ao ler fiz uma reflexão. É uma leitura bem humurada, do que nós professores, em algum momento sentimos ao exercer nossa profissão. Precisamos de reconhecimento, incentivo, apoio. No decorrer do texto, percebi que ser professor é igual no mundo inteiro.

MENSAGEM CRIATIVA DE UMA ESCOLA DA CALIFÓRNIA

Esta é a mensagem que os professores de uma escola da Califórnia decidiram gravar na secretária eletrônica. A escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso, ela e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares. Eis a mensagem gravada:
"Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções:
─Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1.
─Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2.
─Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3. ─Para insultar os professores - tecle 4. ─Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5.
─Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6.
─Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7.
─Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8.
─Para se queixar do transporte escolar - tecle 9.
─Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0.
Mas se você já compreendeu que este é um mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!" “Essa negligência paterna e materna toma conta da sociedade...na Califórnia ou no Guajuviras...É tudo igual....A grande maioria dos pais de hoje em dia se comporta assim...todos devem ser responsáveis por seus filhos, menos eles...o resultado já está aí, em nossas salas de aula e nas ruas...monstrinhos à solta...que se tornarão monstrengos e sabe-se lá mais o quê...Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade???...Que nada...sem limites nada funciona!”

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Projeto Hinos Brasileiros


No primeiro semestre ; treinamos a leitura da poesia do hino , observamos apenas as palavras e sua pronuncia. Foi pego da internet uma atividade no qual foi feito um livro onde as crianças pintaram as ilustrações e agora entoam. Neste semestre estamos fazendo a leitura do hinos: à Bandeira Nacional e o da Independência. O hino de Santa Catarina também faremos várias leituras. Está atividade está presente na sala de informática.
ACESSE ESTE LINK:
NOSSA BANDEIRA
A bandeira do Brasil completa 113 anos, foi criada com a Proclamação da República. Ela levou quatro dias para ser feita, foi criada por quatro pessoas e o decreto que a instaurou – no dia 19 de novembro de 1889 – foi o quarto do Governo provisório da República.
Nem todo mundo fez coro com o poeta Olavo Bilac, autor do Hino à bandeira, que a chamou de “lindo pendão da esperança”. Seus criadores, os escritores Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, o astrônomo Manuel Pereira Reis e o pintor Décio Rodrigues Vilares, foram duramente criticados. O inventor do avião Santos Dumont, recusou-se a expô-la em seus aparelhos por achar que tratava-se de um a cópia.
O tempo só deixou como marcas mais estrelas no seu céu. No original elas eram 21, mas aumentaram com a criação de novos estados. Em 1992, o número de estrelas pulou de 22 para as atuais 27.
LEMA POSITIVISTA: ORDEM E PROGRESSO – analisa as manifestações sob um ponto científico.
Exercício 1
QUESTIONÁRIO
01) Qual o significado da cor verde da Bandeira Nacional?
02) Para você que estrofe do “Hino Nacional a Bandeira” esta se referindo ao significado do círculo azul contido na Bandeira?
03) Descreva com suas palavras o que o pequeno trecho do hino à Bandeira significa para você: “RECEBE O AFETO QUE SE ENCERRA EM NOSSO PEITO JUVENIL...”
04) Em que parte da Bandeira Nacional, estão expressadas o ouro como riqueza do nosso país?
05) Qual o significado das estrelas da nossa Bandeira e quantas são elas?
Exercício 2
SÍMBOLOS E CIDADANIA
01) O que representa as cores da BANDEIRA NACIONAL:
a) Azul
b) Amarelo
c) Verde

02) Faça a relação das formas geométricas com as cores da bandeira do Brasil.
(1) Círculo ( ) Verde
(2) Retângulo ( ) Amarelo
(3) Losango ( ) Azul

03) O que representa as estrelas da bandeira do Brasil?

04) Complete o refrão:

Recebe o ______que se encerra
Em nosso peito _________.
Querido ______ da terra.
Da amada terra do ________.

05) Marque um X na resposta certa:
a) Criador do BRAZÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA.
( ) Floriano Peixoto
( ) Marechal Deodoro da Fonseca
( ) Fernando Henrique Cardoso

b) O SELO NACIONAL é usado para
( ) Autenticar atos do governo, como diplomas ou certificados.
( ) Selar Cartas
( ) Ser fixado na entrada da Câmara Municipal.

c) As cores nacionais são:
( ) o verde e o azul
( ) o azul e o amarelo
( ) o amarelo e o Azul
( ) o verde e o amarelo

06) Como você entendeu o refrão:
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
O’ Pátria amada!
Dos filho deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Exercício 3
PROCURE REESCREVER AS FRASES SUBSTITUINDO A PALAVRA
DESTACADA PELO SEU SINÔNIMO.

Salve, lindo pendão da esperança.
_________________________________________________

Salve símbolo augusto da paz!
_________________________________________________

Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil.
_________________________________________________

Contemplando o teu vulto sagrado.
_________________________________________________

Sobre a imensa nação brasileira.
_________________________________________________

Paira, sempre sagrada bandeira.
_________________________________________________

Pavilhão da justiça e do amor.
_________________________________________________

domingo, 11 de outubro de 2009

A criança e o Professor


O professor desempenha papel importante e passa a ser, efetivamente, um mediador da aprendizagem. A criança deposita na escola seu futuro. Juntos vivenciam as diversas possibilidades para mudar ou viver num mundo melhor. Parabéns crianças (12 de outubro) e Professor ( 15 de outubro).

COMO ESCREVER?

Na sala de informática fica divertido aprender! Em diferentes situações de fala , de escuta, de leitura e escrita; as crianças passarão a conhecer as normas ( convenções ) para poder ler e escrever melhor. Estes jogos possibilitará ao aluno ler, escrever do seu próprio jeito, observar e correta de escrever. É FANTÁSTICO poder brincar assim!!!!! Exercício com C, S, SS; REGRA DE ORTOGRAFIA; Exercicio com ç; Exercicios com x; Exercicios com s; Exercícios com ss;Exercícios com sc; Execícios com z.