Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Desenvolvimento do pé de feijão



Os alunos estão observando: a semente inchou, partiu , saiu uma raiz branca, perfurou o terra e se enraizou. Apareceu o caule com folhinhas, e casca da semente. As crianças constataram que as plantas para nascerem precisam de terra boa, água, luz e calor do sol, ar. As gotas de água que aparecem na parede do litro pet, é água evaporada desta terra. Quando se juntarem muitas gotinhas formará uma gota que escorrerá no sentido da terra. Assim poderemos observar como se forma as nuvens e como as gotinhas se juntam para caírem em forma de chuva. Este litro está bem fechado, queremos observar também como a planta ficará sem o ar. Continuaremos num próximo episódio.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Veja!!





Olhe só! Como cresceram estas plantinhas! Será que vão ficar igual a da História do João e o Pé de feijão?

Exposição







Hoje de manhã foi concluída as atividades, sobre a metamorfose da lagarta ( taturana ), com os alunos do 3º ano. Faltava os alunos assinarem as suas obras de releitura de Romero Brito.
Foi finalizado com uma intertextualidade com a poesia de Vinícius de Moraes. Foi elaborada coletivamente; escrita sobre as raças humanas, seguindo a idéia de Vinícius.
Meninos
Brancos
Amarelos
Vermelhos
E Negros.

O que estes meninos fazem?
Brincam, se escondem
Não sabemos aonde.
Brancos
correm e sentam nos bancos.
Os amarelos magrelos
São tão tagarelos.
Os vermelhos
Brincam com coelhos.
E os negros chutam bola
Depois de terem ido a escola.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Outro enfoque!
















Hoje, segunda- feira, observamos o terrário. As sementes de feijão incharam, partiram e a raiz branquinha esticou e entrou na terra fofa. Havia no litro gotinhas de água. Fácil para explicar a evaporação da água que estava no solo.





domingo, 11 de abril de 2010

Produção de texto.


Este texto foi produzido com todos os alunos. Estava explicando quando usar parágrafo. As crianças escreveram a lápis por este motivo não ficou declarado.