Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ALEGRIA... DIVERSÃO...no dia do diretor

Diretor Valdir

Não conseguimos
trazer a flor para você
através da tecnologia,
da próxima vez
traremos pessoalmente.
Tenha uma ótima e
abençoada semana!
Professores das séries iniciais ,
Professora da sala de Informática
e todos alunos.





1 ª MOSTRA TECNOLOGICA

No dia 1º de dezembro, terça-feira, acontecerá na nossa escola a 1ª mostra tecnológica.
Muito felizes ficamos quando fomos convidados pela profª Márcia Muenster a participar das aulas na sala de informática. Muitas dúvidas, muitos medos ... enfim chegamos até aqui com muito trabalho, muita dedicação; tanto dos professores quanto dos alunos. Se não fizemos mais, é por que estava fora do nosso alcance. É importante salientar, que esta clientela tiveram a oportunidade de trabalhar pedagógicamente na sala de informática este ano. Como é maravilhoso ver crianças de 1ª , 2ª e 3º ano descobrindo que esta ferramenta ( computador ) nos ensina, nos fascina. Os alunos sentiram a necessidade e a importância do ato de leitura, para trabalhar conteúdos de sala de aula, no computador .

Muito falta para aprender, mas uma coisa é certa: é maravilhoso ver meus alunos da 4ª série trabalhar com a tecnologia . Até os policiais tiveram participação. Pediram aos alunos da 4ª série atividades da cartilha do PROERD para resolverem e responderem através do e-mail. Apenas faltou um intercâmbio com uma outra escola desta cidade ou com alguém especialista ( médico, educador, ... ), que estivesse disponível para comentar e responder questões de interesse referente ao assunto estudado na área de ciências ( corpo humano ) e ... . Gerenciar um grupo de estudo por msn ou criar uma sala de bate -papo escolar , com assuntos afins. A proposta fica pro ano seguinte se alguma escola concordar com este projeto. Sempre foi minha intensão usar a internet como aliada da educação. O uso da sala de informática nas séries iniciais é uma conquista somente deste ano.
Houve falhas... Em 2010 será melhor pedagógicamente e contaremos com a participação de outras pessoas ligadas a educação...

Um pouco mais

Ler, interpretar e construir o sentido do texto. As aulas de ciências integradas com a língua portuguesa. Após término do assunto : O Corpo Humano , foi proposto ao aluno a atividades pela qual foi representada através do desenho as fases da nossa vida.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dialogo - Produção de texto





Utilizamos os balões para que as crianças expressassem seus pensamentos por escrito e aprendessem a manusear as ferramentas que os arquivos dos programas de computador proporcionam. Fica divertido escrever! Atividade orientada pela professora Márcia ( Responsável pela sala de informática ). Agradecemos Ilena dos Santos e Josélia Aparecida Tinfel Sumacoski por nos ajudar sempre que possível na àrea da tecnologia.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

HISTÓRIA de Santa Catarina mostrada nos mapas





Observe nestes mapas como é simples compreender e memorizar a nossa história! Agora só copiar e imprimir! A criança comprienderá os fatos históricos lendo e interpretando os mapas.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Interpretação de cartazes


Retirado do livro didático: Porta Aberta de Isabella Carpaneda, angiolina Bragança; 4ª série
1ºcartaz
1) Responda:
a) Com que finaldade você acha que esse cartaz foi criado?
b) Qual é a principal frase do cartaz?
2) Indique a que imagem estão associados os seguintes trechos da frase:
a)"O que eles vendem[...]"
b)"[...] não é o que você leva."
c) Agora , escreva o que você entendeu da frase:
"O que eles vendem não é o que você leva"
3)leia:
"Cigarro faz mal até na propaganda."
* Relacione essa frase à imagemdo cartaz.
4) Leia:
Noramlmente as propagandas de cigarro associam o hábitode fumar´`a liberdade, à prática de esportes e as pessoas bem sucedidas.
*Responda.
Na sua opinião, as propagandas querem com isso atingir as crianças, os jovens ou idosos?
5) Leia e responda
A publicidade de cigarro deveria ser proibida.
Você concorda com essa afirmativa? Justifique a sua opinião, escrevendo, pelo menos, dois argumentos.

6) Discuta a questão abaixo com seu professor e colegas. Depois, registre a conclusão.
Os cartazes são bem ilustrados, com textos curtos e escritos com letras grandes.
Na sua opinião, por que isso acontece?
2º cartaz
Responda:
a) Qual é a mensagem do cartaz?
b) O que você entendeu dessa mensagem?
c) O que o palhaço esta fazendo?
d) Você concorda que fumar é careta?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cidadão e Escola


Esta atividade, foi realizada com a leitura do livro: COLETÂNEA DE CIDADANIA, volume1,2 e 3.Foi analisado as regras de convivênciada escolar, dicas de como estudar melhor e as condições para ter um ambiente de estudo.Visto que encontramos muitos problemas relacionados a este assunto . A leitura aconteceu na sala de aula e em alguns momentos em casa juntamente com a família. "Para minha surpresa ( Prof. Agnes) a garotada se empolgaram: riram, pensaram e refletiram sobre as ações por eles praticados dentro e fora do ambiente escolar".
Aguardem atividades...