Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

HISTÓRIA DE CANOINHAS

    Muito antes da colonização do território de Canoinhas, incursões bandeirantes vasculharam a região conhecida como do "Sertão de Curitiba". A partir de 1768 expedições desceram os rios Iguaçu e Negro, palmilhando também os afluentes Canoinhas: Paciência e Timbó. A construção da estrada da Mata, elo entre o Rio Grande do Sul e São Paulo para transporte de gado, ajudou na instalação de colonos no território de Canoinhas.

PRIMEIROS HABITANTES

    Os colonizadores encontraram os índios que habitavam a região. Eram os Xokleng, até pouco tempo denominados Botocudo. Xokleng significa taipa de pedra e tais indígenas integravam o grupo tapuia, isto é, não falavam a língua tupi.

    Coletores e caçadores, os Xokleng eram semi-nômades e tinham na floresta de araucárias seu melhor habitat. Arredios e tendo seu espaço invadido pelos brancos, os Xokleng foram implacavelmente perseguidos pelos colonizadores que neles tinham apenas um inimigo e um empecilho na conquista territorial.

PRIMEIROS HABITANTES EM CANOINHAS

    Esparsos tropeiros gaúchos e paulistas já habitavam o interior de Canoinhas quando em 1888, egresso de São Bento do Sul, o agricultor FRANCISCO DE PAULA PEREIRA, instalou-se a beira do Rio Canoinhas, perto do Foz do Rio Água Verde.

Ele é considerado o fundador do povoado de Canoinhas, que logo seguido passou a ser conhecido em 1895 como Santa Cruz de Canoinhas, depois que o padre jesuíta João Maria Cybeo, ergueu uma Cruz no ponto mais alto e mais próximo ao povoado.

COLONIZADORES PRECURSORES

    Depois de Francisco de Paula Pereira e Eugênio de Souza de fixarem em Canoinhas, outros vieram. Instalou-se mais tarde o primeiro comerciante Sr. Gustavo Wachter.

    Muitos desses povoadores tiveram grande influência na vida social e econômica como:

  • Wolf Roberto Elke
  • João S. Matoso
  • Major Tomaz Vieira
  • Vitorino Bacelar

COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO ÉTNICA

    A intensificação colonizadora do território de Canoinhas só ocorreu em fins do século XIX. Os migrantes foram atraídos pelas riquezas naturais como a madeira e a erva-mate. De São Paulo e do Paraná chegou a maioria dos primeiros moradores, miscigenando-se com índios e caboclos pioneiros.

    A partir de 1900 surgem os imigrantes poloneses, alemães, ucranianos, italianos e sírio-libaneses.

Esta diversidade étnica é uma das características peculiares da formação populacional de Canoinhas, contribuindo para a variação de hábitos, costumes e tradições.

ORIGEM DO NOME

    Em 1723, o explorador Zacarias Dias Cortes cruzou o Rio Canoinhas, a quem deu o nome de ITAPEBA , nome de origem indígena, que quer dizer pedra rasa ou cachoeira baixa. Lembrando o único salto do rio, localizado na divida dos municípios de Major Vieira e Papanduva.

    Mapas do século XVIII, indicam o mesmo rio com o nome de CANOGES-MIRIM, que significa canoas pequenas, diferenciando-o do Rio Canoas, na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

    Daí originou-se o nome da cidade de Canoinhas.

CANOINHAS

    Localiza-se no Sul do Brasil, Estado de Santa Catarina, na região do Planalto Norte.

    Situado às margens do Rio Canoinhas, sua área compreende cerca de 1143 m² estando a 765 metros de altitude do nível do mar.

    O clima é temperado úmido e no inverno ocorre a formação de geadas.

    Limita-se ao norte com o Paraná, ao sul com os municípios de Major Vieira e Timbó Grande, ao leste com Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo e a oeste com o município de Irineópolis.

    Faz parte da microrregião do Contestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário