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terça-feira, 23 de agosto de 2011

Histórico

HISTÓRICO DO BRASÃO


 

    O Brasão do município de Canoinhas foi criado em 23-12-1959 e alterado em 22-07-1997. A cruz à sua esquerda representa o primeiro nome do município, Santa Cruz de Canoinhas. As três faixas em diagonal simbolizam os três principais rios de Canoinhas, que são o Iguaçú, o Negro e o Canoinhas. A granada em explosão lembra a Guerra do Contestado, quando o município foi envolvido no conflito bíblico entre 1913 e 1916.


 

    As duas árvores que ladeiam o brasão, são ervateiras, bem como o pinheiro ao topo do brasão, que representam o extrativismo vegetal, uma das riquezas de Canoinhas.

    As torres de tijolos na cor amarela simbolizam a indústria cerâmica, uma das mais importantes da economia local, assim como a roda encimando o brasão, representa a força econômica de Canoinhas. A estrela dourada simboliza todas as riquezas do município.

    As legendas "3 de julho de 1902" e "12 de setembro de 1911" indicam, respectivamente, as datas de criação do distrito e do município.

    A expressão latina "CATHARINENSIS SEMPER" indica que após a Guerra do Contestado o território de Canoinhas foi definitivamente incorporado ao Estado de Santa Catarina.


 

NOSSA HISTÓRIA

    Em 1888, veio de São Bento do Sul, Francisco de Paula Pereira, instalou-se às margens do Rio Canoinhas, fundado assim o Povoado de Santa Cruz de Canoinhas.

    Canoinhas deriva da língua indígena, que quer dizer canoa pequena.

    Em 1902, o Povoado de Santa Cruz de Canoinhas, passou à Distrito.

    Em 12 de setembro de 1911, é elevado à Município, desmembrando-se de Curitibanos, pois até esta data pertencia ao Município de Curitibanos. Passou a ser um Município autônomo.

    Entre os anos de 1919 e 1923, Canoinhas ganha suas primeiras linhas de energia elétrica.

Ouro Verde, foi o nome que Canoinhas recebeu, devido a existência da Erva-Mate.

    Mas, em 27 de outubro de 1930, um decreto devolve ao Município o antigo nome.

    Na mesma época, um ramal ferroviário une a cidade ao atual Distrito de Marcílio Dias, integrando-a com a estrada do ferro São Paulo, Rio Grande do Sul e ao Porto de São Francisco do Sul, no litoral catarinense.

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